sábado, 10 de setembro de 2011
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
ALMA DE GUERREIRO
As luzes acendem-se com um estalo. Do fim da sala, escura, com o cheiro que a caracteriza, aos poucos vão aparecendo formas que parecem ser corpos pendurados. Inertes, imóveis. Dentro de alguns minutos a sala vai estar cheia, barulhenta, e o cheiro que a caracteriza vai intensificar-se mais uma vez. Um cheiro a pele, a couro, uma mistura entre lona, pó, e cansaço de dias e dias de treino.
Às tantas já perdemos a conta ao número de sacos pesados que aqui se rasgaram.
As paredes aos poucos vão perdendo a cor, mas não perdem as memórias dos campeões que por aqui passaram. Recortes de jornais. Posters de galas. De combates. De exibições.
Memórias de vidas passadas, de vidas actuais que se vão espalhando pelas paredes do ginásio.
As luzes aqueceram e já deixam ver o ringue no centro da sala. As máquinas de pesos. As cordas penduradas. Os sacos. Speedballs… Sempre sonhei em ter um ginásio assim!
Custou mas foi!
Lembro-me do que sentia quando treinava em novo. O suor a escorrer pela cabeça fazia-me arder os olhos. Todos os dias era um treino novo, melhor do que o do dia antes. Objectivos a cumprir. Medos. Coragem. Motivação! Amizade! Mais… Família!
Começam a chegar os alunos a pouco e pouco! A família. A equipa! Os curiosos, iniciados. Intermédios. E claro os avançados.
Começa o aquecimento… Dói-me o corpo do treino de ontem mas luto contra a dor e contra o cansaço! No fim vai valer a pena. Já vale a partir do momento em que piso este chão e vejo estas paredes.
Olho para as caras das pessoas à minha volta e não há um único traço de má disposição, ou má vontade. Todos correm com sorrisos na cara. Com brilho nos olhos e com aspirações e objectivos diferentes. Mas todos com um mesmo fim. Aprender mais e melhor do que no dia anterior.
A evolução mede-se por dentro e por fora! Graças aos professores. Aos amigos. À família. Aos nossos exemplos…. E é isso mesmo que aqui nos ensinam. Que aqui nos mostram. Que aqui nos exemplificam!
“Sejam tudo o podem ser; mas sejam-no do fundo do coração e sem vergonha! Assumam-se! Como lutadores. Como treinadores! Como exemplos a seguir!”
É isto que nos ensinam no boxe. A sermos melhores! A sermos melhores do que fomos ontem. A sermos melhores do que alguma vez pensámos que podíamos ser!
Física e intelectualmente! Por dentro e por fora!
Estratégia. Competição. Agilidade. Rapidez. Fluidez.
Movimentos seguidos. Estudados. Uns atrás dos outros. Horas de espelho. Horas de sombra. Horas de corda. Descansar e repetir tudo do zero.
É isto que nos ensinam no boxe. Persistência. Coragem. Força de vontade.
O suor escorre-me pela cara e faz-me arder os olhos.
Porque é que eu luto!? Porque sei como fazê-lo e sou bom!
Mas saber, simplesmente, não é suficiente. Temos de aplicar! Querer, simplesmente, não é suficiente. Temos de fazer acontecer!
O suor escorre-me pela cara e faz-me arder os olhos…. Gosto disto! Mal posso esperar para recomeçar tudo outra vez!
N.G.B.
BOXE, PENSAMENTOS E EMOÇÕES II
"A prática de boxe permite-me manter em forma, desenvolver a destreza física e a agilidade mental, aumentar a auto-estima e a confiança, mas mais valioso que tudo isto, já me ensinou que com dedicação, atitude e vontade consigo alcançar metas que julgava inatingíveis.
Por isso o boxe passou a ser um vício para mim."
João Bastos, 30 anos, Bancário
João Bastos, 30 anos, Bancário
"O boxe na vida. Aos 15 ajudou a 'crescer'. Aos 25 ajudou a manter na 'linha'. Aos 35 ajudou a manter a 'linha'. Aos 50 e um vicio...bom..."
José Paulo Rodrigues, 51 anos, Gestor
"Já passou um ano desde o dia em que eu não acreditava, ir ao ginásio era um sacrifício, era chato. Até que um dia aceitei um desafio, uma modalidade onde o treino é muito mais do que desenvolver os músculos, um treino que me estimula fisicamente e mentalmente. No boxe eu saio do treino muito cansado, mas cheio de vida."
Ricardo Figueira, 31 anos, Administrador de Sistemas.
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
Numa primeira fase enquanto praticante e actualmente com treinador, com o passar do tempo acabei por perceber que cada treinador tem um método específico de ensino: por exemplo, alguns defendem que determinada técnica deve ser realizada dez vezes para um lado e depois para o outro, enquanto que outros defendem que seja repetida muito mais que isso.
As opiniões e métodos de ensino divergem...
Afinal, qual será o melhor método para a aprendizagem de técnicas pelos lutadores?
A progressão na apredizagem de técnicas, deve ser da mais simples para a mais complexa.
Para um atleta dominar as técnicas complexas, deve ter domínio prévio das técnicas mais simples.
Para melhor aprendizagem, as sessões de aprendizagem não devem ser longas, o ideal é que sejam concisas e objectivas. Aprendida a técnica, deve ser praticada um determinado numero de vezes para que seja bem retida, e aqui depende de atleta para atleta, e é neste ponto, que deve começar a actualização dos treinadores de desportos de combate. Por outro lado, realizar apenas uma sessão de aprendizagem para uma nova técnica resulta em muito pouca retenção.
Uma técnica deve ser revista durante vários dias ou semanas, mas alternadas com outras técnicas ou exercícios. É comum os atletas ficarem entediados e aborrecidos com um elevado número de repetições na prática das técnicas, o que acaba por comprometer todo o processo de aprendizagem, pois assim não se consegue um nível de concentração adequado.
Disfarçar os treinos com combinações de exercícios recreativos (jogos) é uma forma muito prática que pode minimizar esse problema, outra forma igualmente simples, é a repetição das técnicas até que a “presença” de tédio seja notada.
Um treino exige para além do trabalho técnico, o treino de outras componentes essenciais ao sucesso de qualquer lutador, tais como: velocidade, tempo de reacção, equilíbrio, adaptação, deslocações, preparação para a reacção ao movimento do adversário, etc.
Quando é atingido o nível de eficácia satisfatório, então inicia-se a aplicação das técnicas em situação de combate (sparring). À medida que a eficácia técnica aumenta, deve-se fazer uma progressão nos adversários (companheiros de treino), passando do menos experiente até adversários de níveis mais elevados.
BONS TREINOS!!!
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
BOXE, PENSAMENTOS E EMOÇÕES I
"Boxe significa para mim, estratégia, agilidade, técnica, perda de medo, ganho de auto confiança, mesmo quando treino sózinnha, é uma luta constante comigo mesma."
Adriana Sanchez, 34 anos, estudante
"Do que tenho tido como experiência no Boxe, fica uma certeza, comparando a outros desportos de combate: podemos variar, gostar de muitas coisas, mas o Boxe é absoluto.
A mão do Boxe, um punho fechado e ponto, traz-me a simplicidade de como devem ser as coisas.São poucos golpes, mas tal como as notas musicais, as combinações são inúmeras. Boxe sempre!!!"
Caio Novaes, 31 anos, Personal Trainer
"O Boxe para mim é uma necessidade fundamental para transformar o stress em energia positiva."
Carmen Silvestre, 40 anos, Diplomata
"Praticar Boxe aumenta-me claramente a auto-estima, componente fundamental para viver com qualidade mental. Ao contrário do que se pensa é um desporto onde se cativam francas e boas amizades, uma vez que no Boxe existe um relacionamento muito próximo com o(os) parceiros(os) de treino. Sinto na prática do Boxe uma espécie de relaxante, na medida em que me liberto do stress e das emoções negativas."
João Campos, 43 anos, Técnico Oficial de Contas
"Float like a butterfly, sting like a bee. His hands can't hit what his eyes can't see", costumava dizer Muhammad Ali.
Para mim o boxe significa equilibrio. A conjugação de força e arte, agressividade e inteligência, ataque e esquiva, rivalidade e companheirismo, talento natural e disciplina. É um desporto completo que reduz o stress, nos prepara e traz ao cimo aquilo que nós somos,
ajuda-nos a encontrar o nosso espírito guerreiro e a capacidade de nos superarmos perante as adversidades nos treinos, nos ringues e sobretudo na vida."
João Sarmento, 31 anos, Eng. Informático
"Float like a butterfly, sting like a bee. His hands can't hit what his eyes can't see", costumava dizer Muhammad Ali.
Para mim o boxe significa equilibrio. A conjugação de força e arte, agressividade e inteligência, ataque e esquiva, rivalidade e companheirismo, talento natural e disciplina. É um desporto completo que reduz o stress, nos prepara e traz ao cimo aquilo que nós somos,
ajuda-nos a encontrar o nosso espírito guerreiro e a capacidade de nos superarmos perante as adversidades nos treinos, nos ringues e sobretudo na vida."
João Sarmento, 31 anos, Eng. Informático
"No começo foi como um desmoronar de ideias preconcebidas que estavam completamente fora da realidade. Foi como a descoberta da libertação da alma!
Toda a técnica, todo o trabalho exigente são um desafio diário. A treinar Boxe não existe mais nada, não há preconceitos, não há limites, somos só nós, inquebraveis e podemos ser tudo o que quisermos.O Boxe dá-me uma sensação de libertação do corpo e da mente!"
Luísa Lopes, 38 anos, Instrutora de Fitness
"O Boxe para mim é muito mais que desporto! O prazer de superar constantemente, encontrar soluções onde aparentemente não existem. A disciplina, a concentração, a progressão e a perseverança são o meu estilo de vida. O Boxe é um estilo de vida!"
Nuno Barba, 28 anos, Assistente de Comunicação
"O Boxe ajuda-me a manter a forma, a libertar da energia negativa e descomprimir do stress do dia-a-dia.Por vezes visualizo alguns clientes no saco e tudo fica mais tranquilo."
Nuno Virgílio, 37 anos, Director Comercial
"No Boxe descarrego e recarrego energias!
Descarrego pela energia da aula, pelo envolvimento físico dos movimentos, pela adrenalina sentida! Carrego pela sensação de bem estar, pela sensação de dever cumprido, sinto que estou pronta para tudo!"
Patrícia Jorge, 27 anos, Coordenadora de Departamento de Marketing
"O Boxe é um jogo de perguntas e respostas... um dialogo de suor e lágrimas.
Apenas os mais ousados procuram entender e aprender este jogo, composto por "vogais" e "consoantes" de peso, que acabam em pesadas perguntas: composto por jab's e cross's, obtendo rápidas respostas com um conjunto de várias esquivas. Vejo o Boxe como a vida, se sobreviver ao jogo, sobrevivo à surpresas menos boas da vida."
Rui Chagas, 32 anos, Desempregado
"Boxe é desafio. O desafio constante do corpo em sintonia com a mente. É liberdade. De quebrar preconceitos, de criar regras novas, de escolher ser forte. É disciplina. Dia após dia aprender a tecnica, aplicá-la, explorá-la e aperfeiçoa-la até ela ser domada. E é motivação. Diária, de querer ser mais, de ser melhor, de ser capaz e de nunca deixar de puxar pelo que posso ainda vir a ser."
Sara Pozzetti, 32 anos, Assistente de Marketing
Sara Pozzetti, 32 anos, Assistente de Marketing
terça-feira, 16 de agosto de 2011
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
BOXE, O DESAFIO DE TODOS OS DIAS
O Boxe é para mim uma paixão, um desporto que garantidamente hei-de praticar o resto da minha vida.
Ao longo dos anos tenho aprendido muito com o Boxe, valores como a integridade, respeito, cortesia, lealdade e honra fazem parte do meu dia-a-dia enquanto praticante e treinador.
Desafios diários como a superação mental, a procura constante do equilíbrio entre o corpo e a mente, tem ajudado a que eu viva a minha vida de forma mais intensa, sem receio do desconhecido e sempre com sede de conhecimento no sentido de poder fazer mais e melhor.
Ao longo dos anos, o Boxe tem sido tornado uma modalidade cada vez mais segura para quem a pratica, é indiscutivel que o Boxe tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.
Seja qual for o objectivo de cada um, o Boxe é sem duvida uma modalidade completa, além do treino físico e técnico, também proporciona um excelente treino mental.
Mas para a sua prática, independentemente do equipamento que cada ginásio possa proporcionar, cada praticante deve ter o seu equipamento pessoal, tal como; Ligaduras, Corda, Protector Bucal, Luvas e Capacete.
LIGADURAS - Usar ligaduras nas mãos para a prática de Boxe, não deve ser opcional, pois evitam-se lesões além de maior segurança nas mãos e pulsos.
PROTECTOR BUCAL - Este acessório só é necessário na vertente competitiva ou para quem mesmo na vertente de manutenção faz sparring (combate).
LUVAS - Tal como as ligaduras este equipamento não é opcional, existem dois tipos básicos de luvas, as de saco e as de combate.
CAPACETE - Tal como o protector bucal, o capacete só é de uso obrigatório na vertente competitiva (boxe amador) ou na vertente manutenção para quem gosta de fazer sparring (combate). Adquira um bom capacete, a sua finalidade é proteger de eventuais toques de cabeça, e evitar corte no rosto.
A variedade de equipamento que se encontra numa sala de Boxe depende de vários factores, contudo esses equipamentos são os seguintes; Sacos, Pêras, Punching Ball e Plastrons.
SACOS - Existem vários tipos de sacos, equipamento usado para aperfeiçoar a técnica de golpe e em simultâneo trabalhar a velocidade e/ou potencia, dependendo do tipo de trabalho e instruções do treinador.
SACO PÊRA - Idêntica ao saco, equipamento para treinar técnica de golpes, movimentação e esquivas.
PUNCHING BALL (tecto-chão) - Excelente equipamento para treinar reflexos, velocidade, precisão e coordenação.
PUNCHING BALL (plataforma) - Equipamento para treinar velocidade e coordenação, além do treino de resistência muscular ao nível de ombros e braços.
PLASTRON - Equipamento usado pelo treinador, onde o atleta efectua trabalho técnico e táctico.
Se pensas iniciar a prática de Boxe ou se já praticas, na vertente competitiva ou simplesmente para te manteres em forma, então, SUPERA-TE TODOS OS DIAS UM POUCO!!!
BONS TREINOS!!!
quarta-feira, 15 de junho de 2011
TORNEIO WGB
NEW GENERATION I´S BACK
Organização a cargo do F.C.Outurela/AnRam Team e Lisboa F.C./Paulo Seco Team
Inicio do Torneio Julho dias 2-9-16-23-30 pelas 19 horas no Parque Desportivo Carlos Queiroz em Carnaxide.
Inicio do Torneio Julho dias 2-9-16-23-30 pelas 19 horas no Parque Desportivo Carlos Queiroz em Carnaxide.
-Consagrados Elite
-Seniores Iniciados
-Seniores femininos
-Juniores (escalão único) 17 /18 1994 / 1993
-Cadetes 15/16 1993 /1995
-School Boys 13/14 1998 /1997
Mais informações em http://www.boxingportugalcom/ Torneio nova geração aberto a todos os clubes de Norte a Sul do pais.
domingo, 10 de abril de 2011
PEDRO MATOS MEDALHA DE BRONZE
O pugilista português Pedro Matos, atleta do Lisboa Futebol Clube perdeu hoje a possibilidade de chegar à final do Torneio Internacional Gee Bee na Finlândia e trazer a medalha de ouro para Portugal, apesar da sua excelente prestação acabou por ser derrotado pelo Irlandês Michail Conton, assim sendo e com esta derrota Pedro Matos trouxe para Portugal a medalha de Bronze.
PARABÉNS PEDRO, OBRIGADO POR NOS DARES MAIS UM MOMENTO DE GLÓRIA!!!
Fonte:
Boxing Portugal
sábado, 9 de abril de 2011
PEDRO MATOS VENCE NA FINLÂNDIA
Pedro Matos vence e passa à fase seguinte ,o jovem pugilista atleta do Lisboa Futebol Clube em representação da selecção Lusa no torneio BeeGee na Finlândia, venceu hoje aos pontos o pugilista da Estónia Nikolai Tsaskin , Pedro Matos amanha tem um novo desafio, defrontando o pugilista da Irlanda Michail Conton.
FORÇA PEDRO, FORÇA PORTUGAL!!!
Fonte:
Boxing Portugal
domingo, 3 de abril de 2011
MENTALIZAÇÃO
A mentalização é conhecida por treino mental, imaginação guiada, visualização e prática mental. É um meio de simulação que pode ser utilizada para reduzir ansiedade, estabelecer confiança e aumentar a concentração.
Nos desportos de combate, nomeadamente no Boxe as decisões são tomadas em fracções de segundo e a obsessão seguida por limitação de raciocínio pode ter consequencias catastróficas para um atleta. Muitas vezes para ganhar um combate, o lutador, além de ser forte e bom técnicamente, deve ser também mais inteligente e fazer uso da agilidade mental para descobrir os erros de seu adversário e utilizar isto a seu favor antes do final do combate.
Alguns atletas de elite, antes da competição, costumam imaginar os movimentos que executarão, repetindo algumas vezes essa representação mental. Esses atletas, mentalmente, produzem estímulos e respostas. A imagem é um estímulo gerado que, em contra partida, originará uma resposta positiva num determinado comportamento que ele deseja alterar.
Existem estudos que detalham o uso de mentalização de imagens em diversas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate. Neles, os autores chegaram a diferentes conclusões, principalmente pelo fato de utilizarem métodos distintos.
Pesquisas
No estudo realizado por Kuan e Roy (2007), a mentalização de imagens era a chave para o sucesso dos atletas, apesar de não ter sido o único método de preparação psicológica utilizado. Outro método relevante que contribuiu muito foi a determinação e definição de objectivos e metas.
Outro estudo (Fontani et al., 2007) mostrou que a visualização mental prévia poderia ajudar a incrementar algumas qualidades físicas relevantes para o lutador. Nele observou-se que a visualização de um golpe antes de executá-lo influenciava positivamente na força e potência muscular desse golpe.
Weinberg, Seabourne e Jackson (1981) observaram correlação entre visualização e ansiedade pré-competitiva. Após aplicação de testes iniciais, no final de seis semanas os lutadores avaliados realizaram testes de habilidades, incluindo sparring. Foi observado que o grupo que estava a aprender habilidades de visualização teve um melhor desempenho do que os outros grupos pesquisados.
Davenport (2006) entrevistou três lutadores de kicboxing com experiências variadas para descobrir quais habilidades eles consideravam benéficas para o sucesso. A visualização foi apontada como uma componente chave na rotina de preparação.
Vantagens do treino mental:
1) Aumenta a precisão e com isso a velocidade de execução de um movimento ao ser posto em prática.
2) Sua utilização torna-se muito importante nas pausas decorrentes de lesões, para manter a noção do movimento.
3) Em situações competitivas, pode ajudar o atleta a ficar mais leve mentalmente para a competição, pois já repassou a sequência diversas vezes, de forma imaginária.
4) Nos desportos de combate, pode minimizar a insegurança, pois através imaginação intensiva de um movimento, serão reconhecidos os pontos mais débeis deste movimento e com isto poderá ser melhorado.
A mentalização (treino mental) não substitui a componente técnica e por si só não garante o sucesso da performance. A combinação do treino prático com o treino mental conduz a melhores resultados.
Bons treinos e muitas vitórias!!!
BOXE NO ESTÁDIO DO BESSA
Academia de Boxe do Boavista Futebol Clube realiza no dia 22/04/2011 a Gala dos Campeões pelas 17h30 com 5 combates de boxe olímpico e 2 combates de Neo / Profissionais os combates realizam-se na sala da Academia de boxe no estádio do Bessa Sec XXI.
Fonte:
MATOSINHOS BOXING NIGHT 7
A 7ª EDIÇÃO DO MAIOR EVENTO DE BOXE EM PORTUGAL NOS ÚLTIMOS ANOS
Desta feita Vítor Sá disputa o titulo do mundo hispano WBC frente a um perigoso adversário da América do Sul Joaquin Carneiro.
Também Jorge Jeremias está de volta para mais um combate profissional e Fernando Teixeira ( agua viva) defronta o lisboeta Jorge Amaral no seu 1º confronto neo profissional.
Referencia ainda para os combates preliminares com nomes como Bruno Sousa (tripla forma),Pedro Gomes ( agua viva), Márcio Meira (f.c.neves)
Mais uma grande edição com a marca de qualidade ARENA DE MATOSINHOS .
Fonte:
quarta-feira, 16 de março de 2011
TIME TO FIGHT
Sábado dia 26.03.2011 pelas 21.30 gala de boxe amador na Arena de Matosinhos "Time To Fight " organização Area de Matosinhos apoio da A.B.Porto.
SÉRGIO "MARAVILHA" MARTINEZ
Sérgio “Maravilha” Martinez deve ser considerado o nº 1 pound-for-pound depois de ter sido o único pugilista a ter no ano passado 3 vitórias estrondosas e impressionantes perante Kelli Pavlik, Paul Williams e Sergiy Dzinziruk e com o titulo Mundial da WBC ( 47-2-2 26kos) ao contrario de Manny Pacquiao considerado o numero nº1, ainda não defrontou Sérgio Martinez ,o qual meteu no saco 3 grandes nomes mundiais e venceu de forma impressionante,ao contrario de Manny venceu Miguel Cotto, Joshua Clottey , e Antonio Margarito ,tanto Couto como Margarito toda gente sabe que são pugilistas que falham muito , e Joshua apenas detinha o cinturão da IBF ao ter derrotado Zab Judah e de seguida foi derrotado por Cotto.Por isso á que ajustar a classificação, assim Mann passa de Nº 1 a nº 4 Sergio Martinez nº 1 Floyd Maywather Jr nº 2 Donito Donaire ,Manny começa agora a combater com alguns atletas de elevada idade como o caso de Shane Mosley de 39 anos assim sendo Manny deveria descer para nº 5 seguido de Juan Manuel Marquez que é o nº 6, no entanto existem outras sugestões:
1 - Sergio Martinez
2 - Doniare Nonito
3 - Floyd Mayweather
4 - Manny Pacquiao
5 - Juan Manuel Marquez
1 - Sergio Martinez
2 - Doniare Nonito
3 - Floyd Mayweather
4 - Manny Pacquiao
5 - Juan Manuel Marquez
Fonte:
domingo, 6 de março de 2011
BOXE PORTUGUÊS
ALGARVE 3 – ANDALUZIA 3
Cerrou-se o pano sobre uma das melhores provas de Boxe Olímpico realizadas em Faro, na qual a Selecção Algarvia se debateu brilhantemente frente à selecção Andaluza. A prova decorreu no sábado, dia 26 de Fevereiro, no Pavilhão da Escola Afonso III, sob a organização da Associação de Boxe do Algarve e contou com 10 combates, dos quais 6 pertenciam ao tão esperado confronto ibérico.
O público algarvio estava ao rubro e debatia-se em aplausos e ovações frente a frente com a claque espanhola. No desfile das selecções, integraram a selecção do Algarve Francisco Brito (56 kg), David Ribeiro (60 kg), André Sousa (64 kg), André Correia (69 kg) e Micael Gonçalves (81 kg). Devido a lesões a equipa foi ainda reforçada com dois elementos de outras Associações, nomeadamente, Tiago Lopes (U.S. Mira Sintra/ AB Lisboa) e Diogo Barbosa (S. Bernardo – Fight Zone/ AB Aveiro) nas categorias de 52 kg e 69 kg, respectivamente.
A organização da prova foi ainda enriquecida com a presença do árbitro olímpico Francisco Alloza Rosa que integrou a Arbitragem da A.B.Algarve, considerada pelo próprio como uma óptima equipa de árbitros e juízes.
O confronto ibérico teve início com o combate na categoria de 51 kg, entre Tiago Lopes (U.S. Mira Sintra) e Jesus Acevedo Perez (C.D.Y.Y. Huelva). O primeiro assalto decorreu de forma positiva para os dois atletas, que demonstraram serem ambos muito rápidos, característica apropriada na categoria de pesos ligeiros. Os dois atletas trocaram excelentes sequências de golpes no entanto, no 2º assalto, Tiago apresentava uma laceração no cotovelo que o impediu de continuar o combate, por decisão médica. Andaluzia abria assim o contador com uma vitória por R.S.CH.I. (lesão).
O 2º combate, na categoria de 56kg, opôs Francisco Brito (C.K. Arena Faro) e António Garrido (C.D.Y.Y. Huelva). Francisco demonstrou de forma brilhante a evolução do seu jogo, sob a orientação do Treinador Walter Pestana. No final do 2º assalto, Garrido sofreu um directo de direita fortíssimo, que o fez “dobrar os joelhos” e consequentemente, sofreu uma contagem de protecção e com a sorte do seu lado, terminou por ser salvo pelo gongo do ímpeto do algarvio. Apesar de ter apresentado sinais de recuperação após o intervalo, Garrido não conseguiu superar a estratégia ofensiva do jovem algarvio, que entrou a todo o gás no último assalto e após mais uma troca de golpes, o Árbitro interrompe o combate, para que o espanhol fosse observado pela equipa médica que o declarou inapto para continuar. Uma excelente prestação de Francisco Brito que demonstrou ser um grande valor para a selecção algarvia e também uma excelente prestação do Árbitro Manuel Cavaco.
O 3º confronto opôs David Ribeiro (J.S. Campinense) a Marco Maldonado, na categoria de 60 kg. Os dois atletas entrosaram-se muito bem e ninguém diria que David estava a fazer a sua estreia. A experiência do espanhol foi superior à determinação do algarvio. Marco vence aos pontos, mas David prova que é um talento a apostar pelo J.S. Campinense e garante o seu lugar na Selecção Algarvia.
O confronto mais aclamado foi sem dúvida o 4º embate, na categoria de 64 kg, entre André Sousa (C.K. Arena Faro) e Marian Gheorghe (C.D.Y.Y. Huelva), pois nenhum atleta “baixou a guarda” nem “se rendeu” durante as fantásticas e duras trocas de golpes. Os dois atletas degladiaram-se ferozmente nos três assaltos; Garrido ainda tentou manter André à distância, mas este com uma guarda hermética conseguia entrar no “espaço” do seu adversário e desferir potentes golpes na curta distância. No inicio do 2º assalto, os dois atletas pareciam querer provar a todo o custo qual dos dois era o mais lutador, e os golpes sucediam-se ora de um lado ou na contra-resposta, ora verticais ou horizontais, levando os públicos algarvio e andaluz ao rubro. André impactava fortes golpes curtos na face e tronco do espanhol, que acabaram por dar-lhe a vitória e uma saída do ringue triunfante, sob os aplausos unânimes de portugueses e espanhóis.
No 5º combate, conheceram-se Diogo Barbosa (Clube S. Bernardo – Fight Zone) e Juseff Pavon, na categoria de 69kg. Diogo Barbosa, um atleta reconhecido como um dos maiores potenciais do Boxe português, tem sido um convidado frequente nas organizações da AB Algarve e o público "adora" o seu estilo de boxeador "provocador" e genial. Diogo colocou desde o inicio o espanhol “na linha” e só através de um excelente jogo de movimentação e de esquiva é que o Espanhol não foi nocauteado com os potentes cruzados do fogoso Diogo. O público vibrou com a já habitual bravura e ímpeto deste júnior português e aplaudiu de pé a sua vitória.
A última prestação da noite, opôs na categoria de 81 kg, os boxeadores Micael Gonçalves (J.S. Campinense) e Adrian Olmo (C.D.Y.Y. Huelva). O público foi presenteado com mais um extraordinário combate, durante o qual nenhum dos atletas dobrou a combatividade do seu oponente, mas a vitória acabaria para sorrir a Adrian Olmo, conseguindo também que o marcador apresentasse a pontuação final de 3 Algarve – 3 Andaluzia.
Os dois directores técnicos Walter Pestana e Bienvenido Alloza, da Associação de Boxe do Algarve e Federação de Boxe de Andaluzia, receberam dois troféus de 1º lugar das mãos de Luísa Pedro, Vice Presidente da A.B.A. e culminaram esta fantástica festa com um abraço que promete unir o excelente trabalho destas duas instituições.
Nos combates preliminares destaque para o super-pesado, Bernardo Freitas (C.K. Arena Faro), que incendiou os ânimos no primeiro combate da tarde frente a Marco Fortes (J.S. Campinense).
Outros resultados:
Ana Xavier (J.S. Campinense) vence aos pontos Irina Hermezzila (U.S. Mira Sintra)
Mauro Tavares (J.S. Campinense) vence aos pontos Daniel André (C.K. Arena Faro)
Tomás Matas (Sporting C. Portugal) vence aos pontos Fábio Marques (J.S. Campinense)
Fonte:
Cerrou-se o pano sobre uma das melhores provas de Boxe Olímpico realizadas em Faro, na qual a Selecção Algarvia se debateu brilhantemente frente à selecção Andaluza. A prova decorreu no sábado, dia 26 de Fevereiro, no Pavilhão da Escola Afonso III, sob a organização da Associação de Boxe do Algarve e contou com 10 combates, dos quais 6 pertenciam ao tão esperado confronto ibérico.
O público algarvio estava ao rubro e debatia-se em aplausos e ovações frente a frente com a claque espanhola. No desfile das selecções, integraram a selecção do Algarve Francisco Brito (56 kg), David Ribeiro (60 kg), André Sousa (64 kg), André Correia (69 kg) e Micael Gonçalves (81 kg). Devido a lesões a equipa foi ainda reforçada com dois elementos de outras Associações, nomeadamente, Tiago Lopes (U.S. Mira Sintra/ AB Lisboa) e Diogo Barbosa (S. Bernardo – Fight Zone/ AB Aveiro) nas categorias de 52 kg e 69 kg, respectivamente.
A organização da prova foi ainda enriquecida com a presença do árbitro olímpico Francisco Alloza Rosa que integrou a Arbitragem da A.B.Algarve, considerada pelo próprio como uma óptima equipa de árbitros e juízes.
O confronto ibérico teve início com o combate na categoria de 51 kg, entre Tiago Lopes (U.S. Mira Sintra) e Jesus Acevedo Perez (C.D.Y.Y. Huelva). O primeiro assalto decorreu de forma positiva para os dois atletas, que demonstraram serem ambos muito rápidos, característica apropriada na categoria de pesos ligeiros. Os dois atletas trocaram excelentes sequências de golpes no entanto, no 2º assalto, Tiago apresentava uma laceração no cotovelo que o impediu de continuar o combate, por decisão médica. Andaluzia abria assim o contador com uma vitória por R.S.CH.I. (lesão).
O 2º combate, na categoria de 56kg, opôs Francisco Brito (C.K. Arena Faro) e António Garrido (C.D.Y.Y. Huelva). Francisco demonstrou de forma brilhante a evolução do seu jogo, sob a orientação do Treinador Walter Pestana. No final do 2º assalto, Garrido sofreu um directo de direita fortíssimo, que o fez “dobrar os joelhos” e consequentemente, sofreu uma contagem de protecção e com a sorte do seu lado, terminou por ser salvo pelo gongo do ímpeto do algarvio. Apesar de ter apresentado sinais de recuperação após o intervalo, Garrido não conseguiu superar a estratégia ofensiva do jovem algarvio, que entrou a todo o gás no último assalto e após mais uma troca de golpes, o Árbitro interrompe o combate, para que o espanhol fosse observado pela equipa médica que o declarou inapto para continuar. Uma excelente prestação de Francisco Brito que demonstrou ser um grande valor para a selecção algarvia e também uma excelente prestação do Árbitro Manuel Cavaco.
O 3º confronto opôs David Ribeiro (J.S. Campinense) a Marco Maldonado, na categoria de 60 kg. Os dois atletas entrosaram-se muito bem e ninguém diria que David estava a fazer a sua estreia. A experiência do espanhol foi superior à determinação do algarvio. Marco vence aos pontos, mas David prova que é um talento a apostar pelo J.S. Campinense e garante o seu lugar na Selecção Algarvia.
O confronto mais aclamado foi sem dúvida o 4º embate, na categoria de 64 kg, entre André Sousa (C.K. Arena Faro) e Marian Gheorghe (C.D.Y.Y. Huelva), pois nenhum atleta “baixou a guarda” nem “se rendeu” durante as fantásticas e duras trocas de golpes. Os dois atletas degladiaram-se ferozmente nos três assaltos; Garrido ainda tentou manter André à distância, mas este com uma guarda hermética conseguia entrar no “espaço” do seu adversário e desferir potentes golpes na curta distância. No inicio do 2º assalto, os dois atletas pareciam querer provar a todo o custo qual dos dois era o mais lutador, e os golpes sucediam-se ora de um lado ou na contra-resposta, ora verticais ou horizontais, levando os públicos algarvio e andaluz ao rubro. André impactava fortes golpes curtos na face e tronco do espanhol, que acabaram por dar-lhe a vitória e uma saída do ringue triunfante, sob os aplausos unânimes de portugueses e espanhóis.
No 5º combate, conheceram-se Diogo Barbosa (Clube S. Bernardo – Fight Zone) e Juseff Pavon, na categoria de 69kg. Diogo Barbosa, um atleta reconhecido como um dos maiores potenciais do Boxe português, tem sido um convidado frequente nas organizações da AB Algarve e o público "adora" o seu estilo de boxeador "provocador" e genial. Diogo colocou desde o inicio o espanhol “na linha” e só através de um excelente jogo de movimentação e de esquiva é que o Espanhol não foi nocauteado com os potentes cruzados do fogoso Diogo. O público vibrou com a já habitual bravura e ímpeto deste júnior português e aplaudiu de pé a sua vitória.
A última prestação da noite, opôs na categoria de 81 kg, os boxeadores Micael Gonçalves (J.S. Campinense) e Adrian Olmo (C.D.Y.Y. Huelva). O público foi presenteado com mais um extraordinário combate, durante o qual nenhum dos atletas dobrou a combatividade do seu oponente, mas a vitória acabaria para sorrir a Adrian Olmo, conseguindo também que o marcador apresentasse a pontuação final de 3 Algarve – 3 Andaluzia.
Os dois directores técnicos Walter Pestana e Bienvenido Alloza, da Associação de Boxe do Algarve e Federação de Boxe de Andaluzia, receberam dois troféus de 1º lugar das mãos de Luísa Pedro, Vice Presidente da A.B.A. e culminaram esta fantástica festa com um abraço que promete unir o excelente trabalho destas duas instituições.
Nos combates preliminares destaque para o super-pesado, Bernardo Freitas (C.K. Arena Faro), que incendiou os ânimos no primeiro combate da tarde frente a Marco Fortes (J.S. Campinense).
Outros resultados:
Ana Xavier (J.S. Campinense) vence aos pontos Irina Hermezzila (U.S. Mira Sintra)
Mauro Tavares (J.S. Campinense) vence aos pontos Daniel André (C.K. Arena Faro)
Tomás Matas (Sporting C. Portugal) vence aos pontos Fábio Marques (J.S. Campinense)
Fonte:
Boxing Portugal
domingo, 27 de fevereiro de 2011
BOXE NO FEMININO
O boxe enquanto desporto de combate implica contacto apenas com os punhos, tanto na defesa como no ataque, mas o boxe é muito mais do que isso. Existe todo um movimento corporal intenso, com base em rotações de tronco e quadril, pequenos saltos e rápidas deslocações, alongamentos, reflexos bem apurados, posso afirmar que o boxe é uma modalidade muito completa no que diz respeito à condição física.
O boxe é uma modalidade fascinante, com muita técnica e estratégia, onde além das componentes físicas treina-se o raciocínio, o boxe é disciplinador, tem essência, ensina e educa. Contrariando todos os mitos, o boxe não conduz à violência nem masculiniza a atleta, por ser disciplinador a mulher acaba por se preocupar com o equilíbrio entre o corpo e a mente, vai ajudá-la a perceber o quanto é capaz de atingir metas e vencer obstáculos.
O Boxe Feminino é muito mais do que uma aprendizagem é uma superação de preconceitos, em competição ou em treino, sendo uma atleta de elite ou não, o boxe vai fazer com que te sintas mais forte e capaz.
O Boxe Feminino é muito mais do que uma aprendizagem é uma superação de preconceitos, em competição ou em treino, sendo uma atleta de elite ou não, o boxe vai fazer com que te sintas mais forte e capaz.
LIBERTA-TE DE PRECONCEITOS, NÃO JULGUES O QUE NÃO CONHECES, DESCOBRE-TE, MUDA O TEU ESTILO DE VIDA, TREINA BOXE!!!
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
"BEST OF IBÉRIA" BOXE SUB 18
A Associação de Boxe do Algarve organiza dia 26 de Fevereiro às 17h30 o "Best Of Ibéria" um torneio de Boxe Amador.
Fonte: www.boxingportugal.com
Para mais informações consultar o site da Associação de Boxe do Algarve
domingo, 20 de fevereiro de 2011
TREINAR BOXE E OS SEUS BENEFICIOS
Quem treina Boxe conhece bem os benefícios da sua prática.
Esta é uma boa forma de ter um corpo mais forte e aumentar a auto-confiança.
Além dos benefícios físicos, treinar Boxe vai ajudá-lo(a) a ganhar força interior e equilíbrio emocional.
Treinar Boxe sem dúvida melhora a sua aptidão física. É evidente a melhoria da componente cardiovascular e tonus muscular. Além de aprender a correcta execução dos golpes e combinações, o treino vai ajudá-lo(a) a sentir-se mais forte e mais confiante.
Numa hora de treino pode queimar entre 350 a 500 calorias. Além disso, treinar Boxe ajuda a melhorar a sua velocidade, resistência. A flexibilidade e os reflexos são também melhorados. O movimento repetitivo das técnicas vão promover a melhoria da condição física geral.
Os exercícios efectuados vão permitir que aumente e melhore a sua amplitude articular, vai também desenvolver e melhorar o equilíbrio e a coordenação que permitem que o seu corpo se mantenha estável e em boa forma.
Estes são apenas alguns dos benefícios físicos de quem treina Boxe.
Vai também aprender mais sobre habilidades no âmbito da defesa pessoal.
Mais vale saber e não ser preciso, do que ser preciso e não saber!!!
Conclusão:
Seja com o objectivo de se tornar um atleta de elite, ou apenas para se manter em forma, treine Boxe.
Ele melhora o condicionamento físico, o sistema cardio-respiratório, a coordenação motora e proporciona a reciclagem mental. Como trabalha muito a componente cardiovascular, promove a perda e o controle de peso, além de criar uma maior sociabilização vai ajudar a libertar-se do stress.
Esta é uma boa forma de ter um corpo mais forte e aumentar a auto-confiança.
Além dos benefícios físicos, treinar Boxe vai ajudá-lo(a) a ganhar força interior e equilíbrio emocional.
Treinar Boxe sem dúvida melhora a sua aptidão física. É evidente a melhoria da componente cardiovascular e tonus muscular. Além de aprender a correcta execução dos golpes e combinações, o treino vai ajudá-lo(a) a sentir-se mais forte e mais confiante.
Numa hora de treino pode queimar entre 350 a 500 calorias. Além disso, treinar Boxe ajuda a melhorar a sua velocidade, resistência. A flexibilidade e os reflexos são também melhorados. O movimento repetitivo das técnicas vão promover a melhoria da condição física geral.
Os exercícios efectuados vão permitir que aumente e melhore a sua amplitude articular, vai também desenvolver e melhorar o equilíbrio e a coordenação que permitem que o seu corpo se mantenha estável e em boa forma.
Estes são apenas alguns dos benefícios físicos de quem treina Boxe.
Vai também aprender mais sobre habilidades no âmbito da defesa pessoal.
Mais vale saber e não ser preciso, do que ser preciso e não saber!!!
Conclusão:
Seja com o objectivo de se tornar um atleta de elite, ou apenas para se manter em forma, treine Boxe.
Ele melhora o condicionamento físico, o sistema cardio-respiratório, a coordenação motora e proporciona a reciclagem mental. Como trabalha muito a componente cardiovascular, promove a perda e o controle de peso, além de criar uma maior sociabilização vai ajudar a libertar-se do stress.
MUDE O SEU ESTILO DE VIDA, TREINE BOXE, AUMENTE A SUA QUALIDADE DE VIDA!!!
OS GOLPES NO BOXE
JAB - Golpe rectilíneo efectuado com a mão que está a frente na guarda. Geralmente usado para afastar o adversário e medir a distancia.
DIRECTO - Golpe rectilíneo efectuado com a mão que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e normalmente mais forte que o jab.
CRUZADO OU CROSS - Golpe lateral muito potente, efectuado tanto com a mão da frente como com a mão de trás no entanto o alvo é a lateral da cabeça do adversário.
UPPERCUT: Golpe efectuado de baixo para cima visando atingir o queixo do adversário.
UM POUCO DE HISTÓRIA
O boxe nos séculos XVIII e XIX em Inglaterra era praticado por populares com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais. A modalidade foi reestruturada em 1867, com as regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos com intervalos de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.
O boxe foi considerado modalidade olímpica em 688 a.c., na 23ª olimpíada e o vencedor foi Onomastus de Esmirna. Posteriormente, quando os Jogos Olímpicos da era moderna ressurgiram, nas Olimpíadas de 1896 em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição. O boxe só foi incluído a partir das Olimpíadas de 1904, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com excepção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.
Em Portugal, o primeiro com combate de boxe foi no dia 4 de Julho de 1909, um combate de boxe entre um inglês de nome Drumond e o negro norte americano, Sam MacVea.
Depois disso a modalidade começou a ganhar estrutura em vários clubes, Ginásio Clube Português, Clube Arte e Sport, Sport Cruz Quebradense, Clube Português de Recreio e Desporto.
No entanto, o primeiro combate de boxe entre portugueses, realizou-se no Ginásio do Arte e Sport, que era no terceiro andar do Palacete onde está situada a Caixa Geral de Depósitos no Calhariz. Foram intervenientes, Humberto Caldas do Ginásio Clube Português e Nascimento Lis, um cantor de Ópera, que estivera alguns anos em Itália e lá aprendera a jogar boxe.
Em Março de 1914 foi fundada a Federação Portuguesa de Boxe.
O primeiro Presidente da Federação, foi o levantador de pesos Manuel da Silveira do Ginásio Clube Português.
No entanto, o primeiro combate de boxe entre portugueses, realizou-se no Ginásio do Arte e Sport, que era no terceiro andar do Palacete onde está situada a Caixa Geral de Depósitos no Calhariz. Foram intervenientes, Humberto Caldas do Ginásio Clube Português e Nascimento Lis, um cantor de Ópera, que estivera alguns anos em Itália e lá aprendera a jogar boxe.
Em Março de 1914 foi fundada a Federação Portuguesa de Boxe.
O primeiro Presidente da Federação, foi o levantador de pesos Manuel da Silveira do Ginásio Clube Português.
Subscrever:
Mensagens (Atom)