quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MÉTODOS DE APRENDIZAGEM

Numa primeira fase enquanto praticante e actualmente com treinador, com o passar do tempo acabei por perceber que cada treinador tem um método específico de ensino:  por exemplo, alguns defendem que determinada técnica deve ser realizada dez vezes para um lado e depois para o outro, enquanto que outros defendem que seja repetida muito mais que isso.
As opiniões e métodos de ensino divergem...


Afinal, qual será o melhor método para a aprendizagem de técnicas pelos lutadores?

A progressão na apredizagem de técnicas, deve ser da mais simples para a mais complexa.
Para um atleta dominar as técnicas complexas, deve ter domínio prévio das técnicas mais simples.
Para melhor aprendizagem, as sessões de aprendizagem não devem ser longas, o ideal é que sejam concisas e objectivas. Aprendida a técnica, deve ser praticada um determinado numero de vezes para que seja bem retida, e aqui depende de atleta para atleta, e é neste ponto, que deve começar a actualização dos treinadores de desportos de combate. Por outro lado, realizar apenas uma sessão de aprendizagem para uma nova técnica resulta em muito pouca retenção. 

Uma técnica deve ser revista durante vários dias ou semanas, mas alternadas com outras técnicas ou exercícios. É comum os atletas ficarem entediados e aborrecidos com um elevado número de repetições na prática das técnicas, o que acaba por comprometer todo o processo de aprendizagem, pois assim não se consegue um nível de concentração adequado.

Disfarçar os treinos com combinações de exercícios recreativos (jogos) é uma forma muito prática que pode minimizar esse problema, outra forma igualmente simples, é a repetição das técnicas até que a “presença” de tédio seja notada.

Um treino exige para além do trabalho técnico, o treino de outras componentes essenciais ao sucesso de qualquer lutador, tais como: velocidade, tempo de reacção, equilíbrio, adaptação, deslocações, preparação para a reacção ao movimento do adversário, etc.

Quando é atingido o nível de eficácia satisfatório, então inicia-se a aplicação das técnicas em situação de combate (sparring). À medida que a eficácia técnica aumenta, deve-se fazer uma progressão nos adversários (companheiros de treino), passando do menos experiente até adversários de níveis mais elevados.

BONS TREINOS!!!












Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.