domingo, 6 de março de 2011

BOXE PORTUGUÊS

ALGARVE 3 – ANDALUZIA 3
Cerrou-se o pano sobre uma das melhores provas de Boxe Olímpico realizadas em Faro, na qual a Selecção Algarvia se debateu brilhantemente frente à selecção Andaluza. A prova decorreu no sábado, dia 26 de Fevereiro, no Pavilhão da Escola Afonso III, sob a organização da Associação de Boxe do Algarve e contou com 10 combates, dos quais 6 pertenciam ao tão esperado confronto ibérico.

O público algarvio estava ao rubro e debatia-se em aplausos e ovações frente a frente com a claque espanhola. No desfile das selecções, integraram a selecção do Algarve Francisco Brito (56 kg), David Ribeiro (60 kg), André Sousa (64 kg), André Correia (69 kg) e Micael Gonçalves (81 kg). Devido a lesões a equipa foi ainda reforçada com dois elementos de outras Associações, nomeadamente, Tiago Lopes (U.S. Mira Sintra/ AB Lisboa) e Diogo Barbosa (S. Bernardo – Fight Zone/ AB Aveiro) nas categorias de 52 kg e 69 kg, respectivamente.

A organização da prova foi ainda enriquecida com a presença do árbitro olímpico Francisco Alloza Rosa que integrou a Arbitragem da A.B.Algarve, considerada pelo próprio como uma óptima equipa de árbitros e juízes.

O confronto ibérico teve início com o combate na categoria de 51 kg, entre Tiago Lopes (U.S. Mira Sintra) e Jesus Acevedo Perez (C.D.Y.Y. Huelva). O primeiro assalto decorreu de forma positiva para os dois atletas, que demonstraram serem ambos muito rápidos, característica apropriada na categoria de pesos ligeiros. Os dois atletas trocaram excelentes sequências de golpes no entanto, no 2º assalto, Tiago apresentava uma laceração no cotovelo que o impediu de continuar o combate, por decisão médica. Andaluzia abria assim o contador com uma vitória por R.S.CH.I. (lesão).

O 2º combate, na categoria de 56kg, opôs Francisco Brito (C.K. Arena Faro) e António Garrido (C.D.Y.Y. Huelva). Francisco demonstrou de forma brilhante a evolução do seu jogo, sob a orientação do Treinador Walter Pestana. No final do 2º assalto, Garrido sofreu um directo de direita fortíssimo, que o fez “dobrar os joelhos” e consequentemente, sofreu uma contagem de protecção e com a sorte do seu lado, terminou por ser salvo pelo gongo do ímpeto do algarvio. Apesar de ter apresentado sinais de recuperação após o intervalo, Garrido não conseguiu superar a estratégia ofensiva do jovem algarvio, que entrou a todo o gás no último assalto e após mais uma troca de golpes, o Árbitro interrompe o combate, para que o espanhol fosse observado pela equipa médica que o declarou inapto para continuar. Uma excelente prestação de Francisco Brito que demonstrou ser um grande valor para a selecção algarvia e também uma excelente prestação do Árbitro Manuel Cavaco.

O 3º confronto opôs David Ribeiro (J.S. Campinense) a Marco Maldonado, na categoria de 60 kg. Os dois atletas entrosaram-se muito bem e ninguém diria que David estava a fazer a sua estreia. A experiência do espanhol foi superior à determinação do algarvio. Marco vence aos pontos, mas David prova que é um talento a apostar pelo J.S. Campinense e garante o seu lugar na Selecção Algarvia.

O confronto mais aclamado foi sem dúvida o 4º embate, na categoria de 64 kg, entre André Sousa (C.K. Arena Faro) e Marian Gheorghe (C.D.Y.Y. Huelva), pois nenhum atleta “baixou a guarda” nem “se rendeu” durante as fantásticas e duras trocas de golpes. Os dois atletas degladiaram-se ferozmente nos três assaltos; Garrido ainda tentou manter André à distância, mas este com uma guarda hermética conseguia entrar no “espaço” do seu adversário e desferir potentes golpes na curta distância. No inicio do 2º assalto, os dois atletas pareciam querer provar a todo o custo qual dos dois era o mais lutador, e os golpes sucediam-se ora de um lado ou na contra-resposta, ora verticais ou horizontais, levando os públicos algarvio e andaluz ao rubro. André impactava fortes golpes curtos na face e tronco do espanhol, que acabaram por dar-lhe a vitória e uma saída do ringue triunfante, sob os aplausos unânimes de portugueses e espanhóis.

No 5º combate, conheceram-se Diogo Barbosa (Clube S. Bernardo – Fight Zone) e Juseff Pavon, na categoria de 69kg. Diogo Barbosa, um atleta reconhecido como um dos maiores potenciais do Boxe português, tem sido um convidado frequente nas organizações da AB Algarve e o público "adora" o seu estilo de boxeador "provocador" e genial. Diogo colocou desde o inicio o espanhol “na linha” e só através de um excelente jogo de movimentação e de esquiva é que o Espanhol não foi nocauteado com os potentes cruzados do fogoso Diogo. O público vibrou com a já habitual bravura e ímpeto deste júnior português e aplaudiu de pé a sua vitória.

A última prestação da noite, opôs na categoria de 81 kg, os boxeadores Micael Gonçalves (J.S. Campinense) e Adrian Olmo (C.D.Y.Y. Huelva). O público foi presenteado com mais um extraordinário combate, durante o qual nenhum dos atletas dobrou a combatividade do seu oponente, mas a vitória acabaria para sorrir a Adrian Olmo, conseguindo também que o marcador apresentasse a pontuação final de 3 Algarve – 3 Andaluzia.

Os dois directores técnicos Walter Pestana e Bienvenido Alloza, da Associação de Boxe do Algarve e Federação de Boxe de Andaluzia, receberam dois troféus de 1º lugar das mãos de Luísa Pedro, Vice Presidente da A.B.A. e culminaram esta fantástica festa com um abraço que promete unir o excelente trabalho destas duas instituições.

Nos combates preliminares destaque para o super-pesado, Bernardo Freitas (C.K. Arena Faro), que incendiou os ânimos no primeiro combate da tarde frente a Marco Fortes (J.S. Campinense).

Outros resultados:
Ana Xavier (J.S. Campinense) vence aos pontos Irina Hermezzila (U.S. Mira Sintra)
Mauro Tavares (J.S. Campinense) vence aos pontos Daniel André (C.K. Arena Faro)
Tomás Matas (Sporting C. Portugal) vence aos pontos Fábio Marques (J.S. Campinense)

Fonte:
Boxing Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.