sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BOXE, O DESAFIO DE TODOS OS DIAS

O Boxe é para mim uma paixão, um desporto que garantidamente hei-de praticar o resto da minha vida.
Ao longo dos anos tenho aprendido muito com o Boxe, valores como a integridade, respeito, cortesia, lealdade e honra fazem parte do meu dia-a-dia enquanto praticante e treinador.
Desafios diários como a superação mental, a procura constante do equilíbrio entre o corpo e a mente, tem ajudado a que eu viva a minha vida de forma mais intensa, sem receio do desconhecido e sempre com sede de conhecimento no sentido de poder fazer mais e melhor.
Ao longo dos anos, o Boxe tem sido tornado uma modalidade cada vez mais segura para quem a pratica, é indiscutivel que o Boxe tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.
Seja qual for o objectivo de cada um, o Boxe é sem duvida uma modalidade completa, além do treino físico e técnico, também proporciona um excelente treino mental.

Mas para a sua prática, independentemente do equipamento que cada ginásio possa proporcionar, cada praticante deve ter o seu equipamento pessoal, tal como; Ligaduras, Corda, Protector Bucal, Luvas e Capacete.

LIGADURAS - Usar ligaduras nas mãos para a prática de Boxe, não deve ser opcional, pois evitam-se lesões além de maior segurança nas mãos e pulsos.

CORDA - Saltar à corda é um exercício essencial, melhora a coordenação e agilidade, além da melhoria acentuada da componente cardiovascular.

PROTECTOR BUCAL - Este acessório só é necessário na vertente competitiva ou para quem mesmo na vertente de manutenção faz sparring (combate).

LUVAS - Tal como as ligaduras este equipamento não é opcional, existem dois tipos básicos de luvas, as de saco e as de combate.

CAPACETE - Tal como o protector bucal, o capacete só é de uso obrigatório na vertente competitiva (boxe amador) ou na vertente manutenção para quem gosta de fazer sparring (combate). Adquira um bom capacete, a sua finalidade é proteger de eventuais toques de cabeça, e evitar corte no rosto.


A variedade de equipamento que se encontra numa sala de Boxe depende de vários factores, contudo esses equipamentos são os seguintes; Sacos, Pêras, Punching Ball e Plastrons.

SACOS - Existem vários tipos de sacos, equipamento usado para aperfeiçoar a técnica de golpe e em simultâneo trabalhar a velocidade e/ou potencia, dependendo do tipo de trabalho e instruções do treinador.

SACO PÊRA - Idêntica ao saco, equipamento para treinar técnica de golpes, movimentação e esquivas.

PUNCHING BALL (tecto-chão) - Excelente equipamento para treinar reflexos, velocidade, precisão e coordenação.

PUNCHING BALL (plataforma) - Equipamento para treinar velocidade e coordenação, além do treino de resistência muscular ao nível de ombros e braços.

PLASTRON - Equipamento usado pelo treinador, onde o atleta efectua trabalho técnico e táctico.

Se pensas iniciar a prática de Boxe ou se já praticas, na vertente competitiva ou simplesmente para te manteres em forma, então, SUPERA-TE TODOS OS DIAS UM POUCO!!!

BONS TREINOS!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.