quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ALMA DE GUERREIRO

As luzes acendem-se com um estalo. Do fim da sala, escura, com o cheiro que a caracteriza, aos poucos vão aparecendo formas que parecem ser corpos pendurados. Inertes, imóveis. Dentro de alguns minutos a sala vai estar cheia, barulhenta, e o cheiro que a caracteriza vai intensificar-se mais uma vez. Um cheiro a pele, a couro, uma mistura entre lona, pó, e cansaço de dias e dias de treino.

Às tantas já perdemos a conta ao número de sacos pesados que aqui se rasgaram.
As paredes aos poucos vão perdendo a cor, mas não perdem as memórias dos campeões que por aqui passaram. Recortes de jornais. Posters de galas. De combates. De exibições.
Memórias de vidas passadas, de vidas actuais que se vão espalhando pelas paredes do ginásio.

As luzes aqueceram e já deixam ver o ringue no centro da sala. As máquinas de pesos. As cordas penduradas. Os sacos. Speedballs… Sempre sonhei em ter um ginásio assim!
Custou mas foi!

Lembro-me do que sentia quando treinava em novo. O suor a escorrer pela cabeça fazia-me arder os olhos. Todos os dias era um treino novo, melhor do que o do dia antes. Objectivos a cumprir. Medos. Coragem. Motivação! Amizade! Mais… Família!

Começam a chegar os alunos a pouco e pouco! A família. A equipa! Os curiosos, iniciados. Intermédios. E claro os avançados.

Começa o aquecimento… Dói-me o corpo do treino de ontem mas luto contra a dor e contra o cansaço! No fim vai valer a pena. Já vale a partir do momento em que piso este chão e vejo estas paredes.

Olho para as caras das pessoas à minha volta e não há um único traço de má disposição, ou má vontade. Todos correm com sorrisos na cara. Com brilho nos olhos e com aspirações e objectivos diferentes. Mas todos com um mesmo fim. Aprender mais e melhor do que no dia anterior.

A evolução mede-se por dentro e por fora! Graças aos professores. Aos amigos. À família. Aos nossos exemplos…. E é isso mesmo que aqui nos ensinam. Que aqui nos mostram. Que aqui nos exemplificam!

“Sejam tudo o podem ser; mas sejam-no do fundo do coração e sem vergonha! Assumam-se! Como lutadores. Como treinadores! Como exemplos a seguir!”

É isto que nos ensinam no boxe. A sermos melhores! A sermos melhores do que fomos ontem. A sermos melhores do que alguma vez pensámos que podíamos ser!
Física e intelectualmente! Por dentro e por fora!
Estratégia. Competição. Agilidade. Rapidez. Fluidez.
Movimentos seguidos. Estudados. Uns atrás dos outros. Horas de espelho. Horas de sombra. Horas de corda. Descansar e repetir tudo do zero.
É isto que nos ensinam no boxe. Persistência. Coragem. Força de vontade.

O suor escorre-me pela cara e faz-me arder os olhos.

Porque é que eu luto!? Porque sei como fazê-lo e sou bom!

Mas saber, simplesmente, não é suficiente. Temos de aplicar! Querer, simplesmente, não é suficiente. Temos de fazer acontecer!

O suor escorre-me pela cara e faz-me arder os olhos…. Gosto disto! Mal posso esperar para recomeçar tudo outra vez!

N.G.B.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.