domingo, 20 de fevereiro de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA

O boxe nos séculos XVIII e XIX em Inglaterra era praticado por populares com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais. A modalidade foi reestruturada em 1867, com as regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos com intervalos de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.

O boxe  foi considerado modalidade olímpica em 688 a.c., na 23ª olimpíada e o vencedor foi Onomastus de Esmirna. Posteriormente, quando os Jogos Olímpicos da era moderna ressurgiram, nas Olimpíadas de 1896 em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição.  O boxe só foi incluído a partir das Olimpíadas de 1904, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com excepção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

Em Portugal, o primeiro com combate de boxe foi no dia 4 de Julho de 1909, um combate de boxe entre um inglês de nome Drumond e o negro norte americano, Sam MacVea.
Depois disso a modalidade começou a ganhar estrutura em vários clubes, Ginásio Clube Português, Clube Arte e Sport, Sport Cruz Quebradense, Clube Português de Recreio e Desporto.

No entanto, o primeiro combate de boxe entre portugueses, realizou-se no Ginásio do Arte e Sport, que era no terceiro andar do Palacete onde está situada a Caixa Geral de Depósitos no Calhariz. Foram intervenientes, Humberto Caldas do Ginásio Clube Português e Nascimento Lis, um cantor de Ópera, que estivera alguns anos em Itália e lá aprendera a jogar boxe.

Em Março de 1914 foi fundada a Federação Portuguesa de Boxe.
O primeiro Presidente da Federação, foi o levantador de pesos Manuel da Silveira do Ginásio Clube Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.