terça-feira, 7 de agosto de 2012

SUPLEMENTAÇÃO CONTRA A FADIGA MUSCULAR


A fadiga muscular no desempenho humano pode ser definida como uma redução na capacidade de gerar força ou potência pelos músculos envolvidos em determinado exercício, ou ainda, pode ser interpretada como uma falha na capacidade do individuo manter de forma sustentada determinado nível de desempenho.

O desenvolvimento da fadiga esta associado à intensidade e à duração do treino, manifestando-se tanto em exercícios de alta intensidade como em exercícios de média/alta intensidade. Fatores como a relação intensidade e volume de treino, estado nutricional e descanso podem afetar o processo da fadiga.
A fadiga é um estado reversível!!!

Ao longo do tempo especialistas tem experimentado e testado inúmeras estratégias nutricionais na tentativa de minimizar e/ou retardar a fadiga e melhorar o rendimento físico-desportivo. 

A seguir deixo-vos algumas sugestões de suplementos que podem ajudar no combate à fadiga:

Beta-Alanina: A beta-alanina é um aminoácido precursor de carnosina. A carnosina é sintetizada no organismo. Durante treinos intensos, de média e longa duração, como por exemplo; uma aula de spinning depois de um treino de musculação ou um treino de boxe, se existir uma maior quantidade de carnosina dentro do músculo pode-se evitar ou retardar o aparecimento do ácido lático, responsável pelo surgimento da fadiga.

L-arginina: A L-arginina é um aminoácido essencial que serve, entre outras funções, como precursor potente de óxido nítrico (NO) e hormona de crescimento. Os possíveis efeitos ergogênicos da suplementação contra a fadiga em exercícios intensos ou exaustivos apoiam-se na teoria de que o aumento e a sustentação da produção de NO no sistema vascular promove e melhora da função circulatória, como tal maior fornecimento de oxigênio às fibras musculares e, consequentemente, menor desequilíbrio energético.

D-ribose: A D-ribose é um açúcar que é sintetizado em quase todos os tecidos, estudos mostram que a suplementação com Ribose aumenta a ventilação e melhora a eficiência de utilização de oxigénio inalado. O resultado é menor fadiga e uma maior capacidade de tolerar o exercício.

Creatina: Além dos já conhecidos benefícios da suplementação de creatina para exercícios de força, o aumento de creatina no músculo pode favorecer uma mais rápida ressíntese de ATP , minimizando assim a fadiga.

Antioxidantes: O aumento da produção de radicais livres que ocorre durante o exercício intenso, pode promover a oxidação de diversas proteínas musculares, contribuindo assim para o desenvolvimento da fadiga. O efeito da intervenção com antioxidantes na fadiga muscular parece ter efeitos positivos. 
A suplementação com antioxidantes tem demonstrado favorecer o equilíbrio do organismo.

Hidratos de Carbono: O consumo de hidratos de carbono durante os treinos intensos pode poupar glicogênio muscular e dessa forma prevenir ou retardar a fadiga muscular.

A fadiga muscular é um fenómeno altamente complexo. 
A ingestão de alguns suplementos tem se mostrado efetiva em minimizar e/ou retardar a fadiga em exercícios intensos.

Sempre que optar por tomar algum suplemento alimentar não o faça por sua conta e risco, certifique-se que o seu quadro geral de saúde está normal e procure a orientação de um técnico (Nuricionista, Personal Trainer, Treinador, etc...)

TREINE BEM E ALIMENTE-SE MELHOR!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.