terça-feira, 7 de agosto de 2012

SUPLEMENTAÇÃO CONTRA A FADIGA MUSCULAR


A fadiga muscular no desempenho humano pode ser definida como uma redução na capacidade de gerar força ou potência pelos músculos envolvidos em determinado exercício, ou ainda, pode ser interpretada como uma falha na capacidade do individuo manter de forma sustentada determinado nível de desempenho.

O desenvolvimento da fadiga esta associado à intensidade e à duração do treino, manifestando-se tanto em exercícios de alta intensidade como em exercícios de média/alta intensidade. Fatores como a relação intensidade e volume de treino, estado nutricional e descanso podem afetar o processo da fadiga.
A fadiga é um estado reversível!!!

Ao longo do tempo especialistas tem experimentado e testado inúmeras estratégias nutricionais na tentativa de minimizar e/ou retardar a fadiga e melhorar o rendimento físico-desportivo. 

A seguir deixo-vos algumas sugestões de suplementos que podem ajudar no combate à fadiga:

Beta-Alanina: A beta-alanina é um aminoácido precursor de carnosina. A carnosina é sintetizada no organismo. Durante treinos intensos, de média e longa duração, como por exemplo; uma aula de spinning depois de um treino de musculação ou um treino de boxe, se existir uma maior quantidade de carnosina dentro do músculo pode-se evitar ou retardar o aparecimento do ácido lático, responsável pelo surgimento da fadiga.

L-arginina: A L-arginina é um aminoácido essencial que serve, entre outras funções, como precursor potente de óxido nítrico (NO) e hormona de crescimento. Os possíveis efeitos ergogênicos da suplementação contra a fadiga em exercícios intensos ou exaustivos apoiam-se na teoria de que o aumento e a sustentação da produção de NO no sistema vascular promove e melhora da função circulatória, como tal maior fornecimento de oxigênio às fibras musculares e, consequentemente, menor desequilíbrio energético.

D-ribose: A D-ribose é um açúcar que é sintetizado em quase todos os tecidos, estudos mostram que a suplementação com Ribose aumenta a ventilação e melhora a eficiência de utilização de oxigénio inalado. O resultado é menor fadiga e uma maior capacidade de tolerar o exercício.

Creatina: Além dos já conhecidos benefícios da suplementação de creatina para exercícios de força, o aumento de creatina no músculo pode favorecer uma mais rápida ressíntese de ATP , minimizando assim a fadiga.

Antioxidantes: O aumento da produção de radicais livres que ocorre durante o exercício intenso, pode promover a oxidação de diversas proteínas musculares, contribuindo assim para o desenvolvimento da fadiga. O efeito da intervenção com antioxidantes na fadiga muscular parece ter efeitos positivos. 
A suplementação com antioxidantes tem demonstrado favorecer o equilíbrio do organismo.

Hidratos de Carbono: O consumo de hidratos de carbono durante os treinos intensos pode poupar glicogênio muscular e dessa forma prevenir ou retardar a fadiga muscular.

A fadiga muscular é um fenómeno altamente complexo. 
A ingestão de alguns suplementos tem se mostrado efetiva em minimizar e/ou retardar a fadiga em exercícios intensos.

Sempre que optar por tomar algum suplemento alimentar não o faça por sua conta e risco, certifique-se que o seu quadro geral de saúde está normal e procure a orientação de um técnico (Nuricionista, Personal Trainer, Treinador, etc...)

TREINE BEM E ALIMENTE-SE MELHOR!!!

domingo, 5 de agosto de 2012

BOXE, A MUDANÇA NA SUA VIDA


Num passado recente era comum as pessoas pensarem no Boxe como uma modalidade violenta e que apenas estava ao alcance dos mais fortes e daqueles que pretendiam competir.

Normalmente o indivíduo que pratica Boxe é uma pessoa bastante forte física e mentalmente, pois assim a modalidade o exige, mas, são apenas consequências dos treinos regulares.

Atualmente a tendência é diferente e as pessoas começam a encarar o Boxe de outra forma, ginásios, clubes e academias continuam a incentivar os atletas para o caminho competitivo, contudo, de forma estruturada e sustentável instituições e técnicos promovem cada vez mais a prática do Boxe mostrando que o Boxe não é só competição e que está ao alcance de todos.

Meios e métodos de treino estão cada vez mais evoluídos bem como técnicos  atualizados e cada vez mais competentes, munidos com ferramentas que vão para além das componentes fisícas e técnicas, apostando cada vez mais numa estratégia comportamental que permita ir de encontro às necessidades dos seus alunos.

Na verdade,  o Boxe além da vertente competitiva têm como um dos seus principais objetivos, ser um caminho alternativo e complementar ao estilo de vida que cada um. Assim sendo o Boxe dá-nos uma enorme sensação de bem estar, na sala de treino seja no ginásio, clube ou academia, os treinos assentam na disciplina, respeito, atitude, companheirismo e crescimento.

Seja para competir, por defesa pessoal ou por lazer,o Boxe é sem dúvida uma excelente “válvula de escape” e é o caminho para quem quer melhorar o estilo de vida!!!

DESAFIE-SE, TREINE BOXE!!!

SUPLEMENTAÇÃO COM ARGININA PARA LUTADORES


Lutadores que usam arginina como suplementação tem recuperações mais rápidas, é o que defendem alguns autores que efetuaram estudos com o objetivo de investigar os efeitos da suplementação com arginina e a sua relação com as respostas metabólicas durante a recuperação após uma sessão de treino.

Os atletas submetidos a testes eram altamente treinados e condicionados.
Foram divididos aleatoriamente em dois grupos e realizaram sessões de treino com intensidade correspondente a 75% do VO2 máximo e 60 minutos de duração, em seguida, tomavam placebo (Grupo 1) ou arginina (Grupo 2) em doses de 0,1 g/kg de peso.

Foram retiradas amostras de sangue a cada atleta 15, 30, 45, 60, 90 e 120 minutos antes e após o treino. Os testes foram repetidos diárimente durante duas semanas e os paramêtros avaliados foram; concentrações sanguíneas de glicose, insulina, ácidos gordos livres (AGL), glicerol, lactato e NOx.

Os autores concluíram o estudo, afirmando que os resultados sugeriram que o consumo de arginina (0,1 g/kg de peso) no período de recuperação promove aos músculos um estado anabólico favorável, melhorando a recuperação, aumentando a concentração de glicose sanguínea e estimulando a secreção de insulina.

BONS TREINOS!!!