domingo, 27 de fevereiro de 2011

BOXE NO FEMININO

O boxe enquanto desporto de combate implica contacto apenas com os punhos, tanto na defesa como no ataque, mas o boxe é muito mais do que isso. Existe todo um movimento corporal intenso, com base em rotações de tronco e quadril, pequenos saltos e rápidas deslocações, alongamentos, reflexos bem apurados, posso afirmar que o boxe é uma modalidade muito completa no que diz respeito à condição física.


O boxe é uma modalidade fascinante, com muita técnica e estratégia, onde além das componentes físicas treina-se o raciocínio, o boxe é disciplinador, tem essência, ensina e educa. Contrariando todos os mitos, o boxe não conduz à violência nem masculiniza a atleta, por ser disciplinador a mulher acaba por se preocupar com o equilíbrio entre o corpo e a mente, vai ajudá-la a perceber o quanto é capaz de atingir metas e vencer obstáculos.

O Boxe Feminino é muito mais do que uma aprendizagem é uma superação de preconceitos, em competição ou em treino, sendo uma atleta de elite ou não, o boxe vai fazer com que te sintas mais forte e capaz.

LIBERTA-TE DE PRECONCEITOS, NÃO JULGUES O QUE NÃO CONHECES, DESCOBRE-TE, MUDA O TEU ESTILO DE VIDA, TREINA BOXE!!!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"BEST OF IBÉRIA" BOXE SUB 18


A Associação de Boxe do Algarve organiza dia 26 de Fevereiro às 17h30 o "Best Of Ibéria" um torneio de Boxe Amador.


Para mais informações consultar o site da Associação de Boxe do Algarve


domingo, 20 de fevereiro de 2011

TREINAR BOXE E OS SEUS BENEFICIOS

Quem treina Boxe conhece bem os benefícios da sua prática.
Esta é uma boa forma de ter um corpo mais forte e aumentar a auto-confiança. 
Além dos benefícios físicos, treinar Boxe vai ajudá-lo(a) a ganhar força interior e equilíbrio emocional.

Treinar Boxe sem dúvida melhora a sua aptidão física. É evidente  a melhoria da componente cardiovascular e tonus muscular. Além de aprender a correcta execução dos golpes e combinações, o treino vai ajudá-lo(a) a sentir-se mais forte e mais confiante.

Numa hora de treino pode queimar entre 350 a 500 calorias. Além disso, treinar Boxe ajuda a melhorar a sua velocidade, resistência. A flexibilidade e os reflexos são também melhorados. O movimento repetitivo das técnicas vão promover a melhoria da condição física geral.

Os exercícios efectuados vão permitir que aumente e melhore a sua amplitude articular, vai também desenvolver e melhorar o equilíbrio e a coordenação que permitem que o seu corpo se mantenha estável e em boa forma.

Estes  são apenas alguns dos benefícios físicos de quem treina Boxe.
Vai também aprender mais sobre habilidades no âmbito da defesa pessoal.
Mais vale saber e não ser preciso, do que ser preciso e não saber!!!

Conclusão:
Seja com o objectivo de se tornar um atleta de elite, ou apenas para se manter em forma, treine Boxe.
Ele melhora o condicionamento físico, o sistema cardio-respiratório, a coordenação motora e proporciona a reciclagem mental. Como trabalha muito a componente cardiovascular, promove a perda e o controle de peso, além de criar uma maior sociabilização vai ajudar a libertar-se do stress.

MUDE O SEU ESTILO DE VIDA, TREINE BOXE, AUMENTE A SUA QUALIDADE DE VIDA!!!

OS GOLPES NO BOXE

JAB - Golpe rectilíneo efectuado com a mão que está a frente na guarda. Geralmente usado para afastar o adversário e medir a distancia.

DIRECTO - Golpe rectilíneo efectuado com a mão que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e normalmente mais forte que o jab.

CRUZADO OU CROSS - Golpe lateral muito potente, efectuado tanto com a mão da frente como com a mão de trás no entanto o alvo é a lateral da cabeça do adversário.

UPPERCUT: Golpe efectuado de baixo para cima visando atingir o queixo do adversário.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O boxe nos séculos XVIII e XIX em Inglaterra era praticado por populares com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais. A modalidade foi reestruturada em 1867, com as regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos com intervalos de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.

O boxe  foi considerado modalidade olímpica em 688 a.c., na 23ª olimpíada e o vencedor foi Onomastus de Esmirna. Posteriormente, quando os Jogos Olímpicos da era moderna ressurgiram, nas Olimpíadas de 1896 em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição.  O boxe só foi incluído a partir das Olimpíadas de 1904, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com excepção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

Em Portugal, o primeiro com combate de boxe foi no dia 4 de Julho de 1909, um combate de boxe entre um inglês de nome Drumond e o negro norte americano, Sam MacVea.
Depois disso a modalidade começou a ganhar estrutura em vários clubes, Ginásio Clube Português, Clube Arte e Sport, Sport Cruz Quebradense, Clube Português de Recreio e Desporto.

No entanto, o primeiro combate de boxe entre portugueses, realizou-se no Ginásio do Arte e Sport, que era no terceiro andar do Palacete onde está situada a Caixa Geral de Depósitos no Calhariz. Foram intervenientes, Humberto Caldas do Ginásio Clube Português e Nascimento Lis, um cantor de Ópera, que estivera alguns anos em Itália e lá aprendera a jogar boxe.

Em Março de 1914 foi fundada a Federação Portuguesa de Boxe.
O primeiro Presidente da Federação, foi o levantador de pesos Manuel da Silveira do Ginásio Clube Português.